logotipo menu

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que é uma redução mamária?
A Mamoplastia de redução é uma cirurgia estética cujo objectivo é não só diminuir o volume das mamas, mas igualmente ajustar a forma das mesmas de maneira a melhorar a imagem corporal e consequentemente o equilíbrio físico e emocional para a vida relacional.

Quais são os principais problemas com as mamas grandes?
As mamas de grandes volumes para além de serem esteticamente depreciáveis vão provocar dores fortes na coluna cervicodorsal, lesões cutâneas devido ao atrito nos sulcos mamários, problemas respiratórios e até mesmo alterações do foro psiquiátrico.

O que se faz numa redução mamária?
Numa redução mamária o cirurgião vai remover a glândula, gordura e a pele em excesso sendo o mamilo reduzido e transposto à sua posição natural.

E o que é uma mastopexia?
Na mapostexia apenas se remove a pele em excesso de forma que a mama fica mais firme, menos flácida e mais levantada, adaptando melhor o volume e a forma ao contorno corporal.

E o tempo de internamento?

E variável e pode ser de 12-48 horas, com ou sem utilização de drenos em função do volume da mama a reduzir e o grau de hemorragia durante a operação.

Ficam muitas cicatrizes? e onde?
As cicatrizes variam em função da técnica utilizada, a qual por sua vez é escolhida pelo cirurgião em função do volume mamário a reduzir e as preocupações estéticas da utente. Em grandes reduções mamárias elas vão ficar em T invertido definido pelo sulco mamário e uma vertical na linha média do mesmo em direcção ao complexo auréolomamilar. Actualmente é possível nas reduções mamárias deixar apenas a cicatriz vertical ou unicamente uma cicatriz no mamilo.

E as mamas podem voltar a crescer?
Em princípio a redução mamária é eficaz e as mamas vão manter o volume e a forma durante anos sem haver necessidade de recorrer a nova correcção cirúrgica, no entanto poderá acontecer em casos excepcionais designadamente após uma gravidez ou pela acção de determinado tipo de medicamentos.

Qual o tempo de recuperação?
Em 2 a 3 dias poderá retomar a sua vida quotidiana, não devendo realizar esforços físicos pelo menos durante 2 semanas e usar um "soutien" bem adaptado ou moldado ao novo contorno mamário.

E o aleitamento materno é possível após uma redução mamária?
A possibilidade de aleitamento materno após uma cirurgia de redução é sempre questionável, devendo sempre ouvir a opinião do cirurgião que a vai operar.

E a sensibilidade das mamas vai ficar alterada?
A sensibilidade do mamilo não sofre qualquer alteração, e pode-se até assistir a uma melhoria subjectiva dessa mesma sensibilidade consequente a uma melhor identificação e aceitação das mamas pela própria utente.

Que acompanhamento posso esperar da Clínica Model?
Em 1º lugar pode contar com todo o Staff Médico, de enfermagem, e de profissionais que lhe proporcionarão todo o apoio logístico necessário; quer antes da cirurgia, em termos de todas as informações que considere úteis, apoio psicológico e todo o profissionalismo para que tudo corra bem durante e após a cirurgia. Uma equipa, que valoriza a humanização e a personalização destes actos fará com que se sinta apoiada. Após a cirurgia continuará a ser seguida pelo seu cirurgião.


 

 

  • Redução Mamária
Redução Mamária
servicos_clinicos